Cookies e Política de Privacidade: A Mantova utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar e fechar

Notice: ob_flush(): Failed to flush buffer. No buffer to flush in /home2/mantov61/public_html/lib/classes/Common.php on line 56

Notícias

Aeromodelismo, uma aplicação inusitada dos tubos da MANTOVA

Aeromodelismo, uma aplicação inusitada dos tubos da MANTOVA

Conforme pode ser encontrado no site da Wikipédia, aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o voo de modelos, em escala reduzida, de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes etc.). É um tipo de miniaturismo, que pode ser divido em três categorias: voo circular controlado, rádio controlado ou voo livre.

Alguns aficionados levam esse esporte muito a sério, construindo aeronaves de alta tecnologia, com sistema de injeção e ignição eletrônica, trem de pouso e sistema de freio pneumático, turbinas a combustão de alto desempenho, sistema de posicionamento por GPS com auto estabilizadores… Nesta atividade, o céu não é o limite. O que determina a fronteira do que é, ou não, possível é a imaginação, o acesso à tecnologia e a vontade, sem esquecer das leis fundamentais da física.

A MANTOVA também se faz presente nesta atividade. A tecnologia de tubos está embarcada nas aeronaves rádio controladas, conforme pode ser visto na imagem que foi obtida numa visita às instalações da Associação Caxiense de Aeromodelismo (ASCAERO), onde nos finais de semanas se reúnem aeromodelistas da região para prática deste esporte (www.ascaero.com.br).

O aeromodelo em evidência pertence ao Sr. Alexandre Mattana, professor de física e proprietário da escola Apoio de Caxias do Sul - RS. Trata-se de um aeromodelo conhecido como “ULTRA FLASH”, que possui propulsão utilizando uma turbina a jato de 12 kgf de potência (empuxo). De acordo com o proprietário, o aeromodelo já alcançou velocidades superiores a 350 km/h durante voos rasantes. Nesse modelo, foram utilizados tubos de poliuretano de baixa dureza no sistema de trem de pouso pneumático e tubos de poliuretano base éter e de poliamida 12 para o sistema de combustível.

No Brasil, o aeromodelismo é regulamentado pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA), que licencia clubes e aeromodelistas (www.cobra.org.br).

Outras Notícias

Todas as notícias