Cookies e Política de Privacidade: A Mantova utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar e fechar

Notice: ob_flush(): Failed to flush buffer. No buffer to flush in /home2/mantov61/public_html/lib/classes/Common.php on line 56

Notícias

Mantova apoia pesquisa científica de misturas poliméricas para formação de elastômeros termoplásticos de alto desempenho

Mantova apoia pesquisa científica de misturas poliméricas para formação de elastômeros termoplásticos de alto desempenho

Recentemente, foi publicado mais um artigo científico¹ na revista Journal of Applied Polymer Science”, da editora WILEY, tendo o apoio da MANTOVA. O título do artigo é “Influence of dynamic crosslinking on the morphology, crystallization, and dynamic mechanical properties of PA6,12/EVA blends”. Este trabalho faz parte de uma parceria entre a empresa MANTOVA e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) no desenvolvimento de materiais, tendo a coparticipação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto de Investigaciones Fisicoquímicas Teóricas y Aplicadas (INIFTA) da Argentina e da Universidade do Minho (UMINHO) de Portugal.

O polímero formado foi um TPV, que é elastômero termoplástico que combina a processabilidade dos termoplásticos com as propriedades das borrachas, obtido por reticulação dinâmica no estado fundido. De acordo com os autores, este estudo investigou o efeito de reticulação dinâmica de misturas de PA6,12 com EVA, avaliando os efeitos na cristalinidade e nas propriedades dinâmico-mecânicas, sendo utilizado como agente de reticulação o DCP (peróxido de dicumila). O estudo ainda buscou determinar o tamanho da região interfacial entre a PA12 e o EVA através de experimentos no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

Os resultados deste trabalho mostraram que, com aumento do grau de reticulação, aumenta a região interfacial entre os polímeros, que é da ordem de alguns nanômetros. Ainda, as estruturas lamelares de todas as misturas começaram a se formar em cerca de 160°C, próxima da temperatura de fusão da poliamida. A reticulação do EVA melhorou o comportamento elástico das misturas, o que resulta em menor deformação permanente. Contudo, ele mostra aspectos de como a reticulação dinâmica afeta a miscibilidade e a interface entre os dois polímeros. Esse material pode ter um grande potencial de aplicação na indústria automotiva e construção civil caso seja produzido em escala industrial.

A participação da MANTOVA neste trabalho ocorreu através da doação dos materiais utilizados na pesquisa, empréstimo do seu laboratório interno para preparação e análise dos corpos de prova e colaboração técnica da equipe de engenharia. O apoio a trabalhos de pesquisa científica aproxima a empresa com o meio acadêmico, indicando o perfil inovador adotado pela MANTOVA.

¹Link para leitura do artigo completo: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/app.44206/full

Outras Notícias

Todas as notícias