Cookies e Política de Privacidade: A Mantova utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar e fechar

Notice: ob_flush(): Failed to flush buffer. No buffer to flush in /home2/mantov61/public_html/lib/classes/Common.php on line 56

Notícias

Mantova apoia trabalho de estudo em mistura polimérica de PA6 com TPU

Mantova apoia trabalho de estudo em mistura polimérica de PA6 com TPU

Buscando a inovação em produtos e processos, que faz parte dos valores da empresa, a MANTOVA apoiou mais um trabalho de conclusão de curso (TCC) de seus colaboradores. Desta vez, foi o do colaborador Hérlon Ceratti, cujo tema abordado foi a avaliação do efeito da reação de transuretanização nas propriedades da mistura entre a poliamida 6 (PA6) com poliuretano termoplástico (TPU), materiais utilizados pela empresa para fabricação de tubos.

O trabalho tratou da modificação da PA6, que é um polímero de engenharia que possui excelentes propriedades mecânicas, alto módulo elástico e boa estabilidade dimensional em temperaturas elevadas quando comparado aos polímeros commodities. O objetivo foi o de buscar alternativas para ganho nas propriedades desse material, como por exemplo uma melhor resistência ao impacto a baixas temperaturas, aumento da viscosidade e maior resistência a hidrólise.

Para tanto, foram incorporadas pequenas quantidades de TPU, material que é formado por blocos rígidos que respondem, de maneira geral, pelas propriedades mecânicas, e por blocos flexíveis que são responsáveis pelas excelentes propriedades elastoméricas. Este polímero quando no estado fundido, apresenta ligações uretânicas que tendem a dissociar e reassociar simultaneamente.

Os dois polímeros foram processados em uma extrusora dupla rosca corrotante com perfil de mistura adequado a este trabalho, explorando características proporcionadas pela reação de transuretanização, gerando um copolímero entre PA6 e TPU, que apresentou altas taxas de conversão, exibindo efeitos sinérgicos bastante pronunciados nas propriedades mecânicas e reológicas das misturas obtidas.

Os resultados obtidos se traduzem no aumento na gama de aplicações, produtos de melhor qualidade, novas opções e soluções mais adequadas às necessidades dos clientes da MANTOVA em todos os segmentos.

Outras Notícias

Todas as notícias