Cookies e Política de Privacidade: A Mantova utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar e fechar

Notícias

Projetado para ser o melhor acelerador de partículas do mundo, Sirius foi instalado com tubos Mantova

Projetado para ser o melhor acelerador de partículas do mundo, Sirius foi instalado com tubos Mantova

A parceria da Mantova com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) iniciou em 2005 com o fornecimento de tubos em poliamida/nylon para refrigeração dos eletroímãs, que guiam a trajetória dos elétrons dentro do acelerador.

Recentemente, foram fornecidos os tubos para as instalações do Sirius, que é a mais nova fonte de luz síncrotron brasileira, sendo o maior projeto da ciência brasileira. Os tubos de nylon 12, produtos que se destacam pela alta durabilidade em diferentes condições de aplicação, também são empregados na automação industrial e em componentes automotivos, como sistemas de freio a ar de caminhões e reboques.

O Sirius, situado em Campinas, São Paulo, é o novo acelerador de partículas de quarta geração do CNPEM, sendo a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país e uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. Fica abrigado em um prédio de 68 mil metros quadrados, composto por três aceleradores de elétrons. Esse laboratório de última geração permite a investigação da composição e estrutura da matéria em suas mais variadas formas, abrindo novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, ciências ambientais e muitas outras.

O laboratório abriga instalações multiusuários abertas à comunidade científica brasileira e internacional, permitindo a realização de pesquisas de fronteira, contribuindo para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos, como o desenvolvimento de medicamentos e tratamentos para doenças, novos fertilizantes, espécies vegetais mais resistentes e outras tecnologias para agricultura, fontes renováveis de energia, entre muitas outras aplicações, com potencial para gerar grandes impactos econômicos e sociais.

A Mantova, uma empresa 100% brasileira, tem orgulho de participar desse grande projeto, fomentando o desenvolvimento de novas tecnologias no país, implementando, com excelência, seu know-how em polímeros avançados em ambientes científicos e tecnológicos.

Foto: https://www.lnls.cnpem.br/

Outras Notícias

Todas as notícias